quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

As aventuras de Caldeira no fantástico mundo do Debian - Cap. 1



Ao iniciar no mundo Open Source é como se fossemos a Alice, entrando pela cartola... Meu interesse começou quando decidi utilizar MySQL como base de dados de um projeto Web que sou sócio (um dia falo sobre ele). Comecei a conhecer a comunidade e logo senti a diferença ao postar dúvidas em fóruns por aí. Decidi que ia instalar linux no meu Vaio e instalei Ubuntu. Um amigo meu, Israel que é cabeção em Linux quase me bateu e disse que eu tinha que usar era Debian e tals...

Foi aí que começou a minha saga.: peguei um PC que estava parado AMD 900 Gz 512 ham (este foi meu primeiro PC... tenho ele desde 2000) baixei a ISO do Debian, coloquei no drive e nada de dar boot. Tetei dar boot com um cd do Windows XP e nada também.... depois de muita luta concluí que não ia reconhecer mesmo. Pesquisei pesquisei e vi alguns posts sobre a instalação do Debian com disquetes... meu Deus... meu note que é mais antigo tem drive de disquete...(Foi a primeira vez que usei) achei um disquete empoeirado na minha mochila... baixei as roms (4) e fui instalando e gravando até que abriu a instalação básica. Mandei reconhecer a placa de rede e pronto!!!! Comecou a instalar com pacotes diretamente da internet. Caralho!! Aquilo me deixou empolgado.

Hoje me orgulho de ver minha maquininha antiga rodando apache, mysql, samba, amule, tocando mp3, etc... e o processamento ficando em 10%. Muito massa.

Depois conto mais sobre minahs aventuras com Linux hehehe.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: